| O Projeto

É a primeira iniciativa de colaboração e voluntariado denominada “Software para o Bem”, a qual conta com a participação de professores do curso de Engenharia de Software, UnB/Gama, empresa de tecnologia Main Class e uma rede de profissionais, entre eles ex-alunos da Universidade. Tem-se também a parceria da Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude do DF.

É um projeto sem nenhum tipo de fim lucrativo, que visa gerar um impacto positivo na sociedade, por meio da criação de uma rede multidisciplinar de voluntários (pessoas físicas e jurídicas), visando a disponibilização de tecnologias. Atualmente essa iniciativa é ancorada na Universidade de Brasília e coordenada pelo professor George Marsicano, docente do curso de Engenharia de Software, UnB/Gama.

Como surgiu o projeto Doarti?

Diante do cenário de proliferação de doenças infecto contagiosas, juntamente com a necessidade de isolamento social muitas pessoas e famílias tiveram sua renda impactada. Da mesma forma, Entidades Filantrópicas/Beneficentes tiveram uma queda abrupta em suas doações.

Embora tenham surgido um conjunto de ações de arrecadação e distribuição de produtos visando auxiliar essas pessoas e entidades, a maior parte delas não são encontradas facilmente, além de não possuírem uma organização conjunta. Essa situação tende a gerar algumas dificuldades ao cidadão no momento de identificar e se relacionar com Entidades, o que por vezes, acaba desestimulando a doação.

Dentre essas dificuldades, o cidadão não consegue ter acesso a algumas informações de maneira simples e rápida, como: Quais são as ações / entidades que estão precisando de ajuda em sua região administrativa? Quais entidades com as quais o cidadão se identifica (religião, espírita, comunitária, etc.) ou quer ajudar (atendimento às crianças, adolescentes, idosos por exemplo) estão precisando de ajuda? Quais entidades estão precisando do produto que o cidadão possui disponível em sua casa, ou comércio? Quais entidades podem fazer a retirada da doação?

Além disso, surgiram também vários projetos pela cidade que visam prover material de apoio às pessoas que estão mais diretamente relacionadas ao combate de doenças infecto contagiosas, como profissionais de saúde e de segurança pública. Nesse contexto, tem-se a fabricação de equipamentos de proteção individual (EPI), produção e distribuição de máscaras de proteção, arrecadação de álcool 70% (gel e líquido), bem como outros tipos de materiais.

É nesse cenário que surge a necessidade de desenvolvimento de uma solução que se propõe a identificar de forma centralizada, ações de arrecadação e distribuição de doações (produtos e materiais) que estão ocorrendo no Distrito Federal, em um período de tempo, ou de maneira permanente, bem como reunir em um único local o registro de doadores, Entidades e Projetos, fazendo com que as partes possam se encontrar e se apoiar mutuamente.

Objetivo

Criar uma plataforma digital que potencialize a construção de uma rede de ajuda (coleta e distribuição de doações), onde pessoas que desejam doar possam encontrar Entidades Filantrópicas/Beneficentes e Projetos de fabricação de equipamentos de saúde que precisam de ajuda, facilitando a relação entre essas partes, bem como ajudando a dar maior visibilidade às ações de doação.

Construção

A construção de uma rede de ajuda envolve um trabalho de sensibilização junto à sociedade e beneficiários quanto à importância de unir as forças das redes locais (bairros, religiões, propósitos, etc.) em uma grande rede brasiliense de ajuda.

“Quanto maior a rede de doadores, maior o alcance de divulgação das campanhas dos beneficiários, maiores as possibilidades de doações, maior a quantidade de pessoas atendidas, maior o impacto positivo na sociedade”.

Doarti, visa facilitar, promover e dar suporte a essa grande rede.

O que é a plataforma Doarti?

É uma solução composta por um aplicativo mobile (App) desenvolvido para os sistemas operacionais Android e iOs, e um site (Web) contendo informações sobre o projeto e a plataforma.

O aplicativo (App) se destina tanto a doadores quanto a beneficiários, os quais se encontrarão e irão estabelecer suas relações, via App Doarti. Em sua primeira versão, estarão disponíveis funcionalidades como: cadastro de doadores, consulta de entidades que possuem ações de doações ativas, envio de notificação aos doadores sempre que uma nova ação de doação for registrada, tipos de doações a serem feitas, entre outras. Novas versões já estão sendo planejadas.

O site (www.doarti.com.br) se destina a todos que queiram saber mais informações sobre o projeto e sobre a plataforma, bem como aos beneficiários que desejam se cadastrar para fazerem parte e utilizarem as soluções. Também, estarão detalhados todos os critérios que os beneficiários deverão cumprir para participarem dessa iniciativa. Além disso, o site terá os dados da equipe envolvida no projeto, notícias, e outras informações pertinentes.

Diferenciais

  • Permite construir uma grande rede de ajuda aos beneficiários por meio de um cadastro centralizado de doadores;
  • Oferece a população a possibilidade de visualizar em um único local as ações de doação que estão ocorrendo na cidade/bairro, permitindo uma aproximação entre essas ações e os interessados em ajudar de maneira mais rápida e fácil;
  • Provê uma forma simples de comunicação entre doadores e beneficiários;
  • Auxilia na transparência do processo de doação (entrega e retirada);
  • Permite aos beneficiários realizarem a divulgação automática de suas ações de doação dentro da rede de doadores registrados no App Doarti.

Essas características podem facilitar e potencializar a relação entre as partes envolvidas no processo de doação, bem como ajudar a dar maior visibilidade às ações de doação, mediante o uso crescente do aplicativo e o aumento do conjunto de doadores cadastrados.

Valores e Conceitos

Estão pautados em humanidade, aliança e altruísmo, perpassando por expressões e frases como: “gentileza gera gentileza”, “coisas boas voltam para você” e “somos um todo, e não uma parte”.

A marca Doarti

Alinha-se aos valores e conceitos da equipe. A força da marca Doarti está em um símbolo cíclico que remete ao infinito. Uma busca por ajudar ao próximo para que todos possam, juntos, crescer como pessoa e como sociedade. Embora tenha surgido em contexto de pandemia, Doarti irá muito além dela, por meio de uma longa rede de boas ações, que não deveria ter fim.

Existe Algum Custo Envolvido?

Não. A plataforma Doarti (App e Web) poderá ser utilizada sem nenhum custo para doadores e beneficiários.